A importância de um site para pequenas empresa

Por
26 de maio de 2017

É muito comum algumas empresas de porte menor, até de ramos mais locais como pequenas lojas de bairro, oficinas e etc. Não darem muita importância para um site.

A meu ver isso é um terrível erro e uma perda de oportunidades imagináveis. Você pode até mesmo pensar que estou comentando isso apenas porque é o nosso serviço. Mas sinceramente, não é isso.

Vamos colocar a seguinte situação de que com certeza já pode ter ocorrido com você, imagine você está indo a algum lugar e quer levar um presente, alguma lembrança, até mesmo um vinho para degustar durante o jantar.  A primeira coisa que vai passar em sua cabeça, pegar o celular e procurar algum comércio que esteja nesse trajeto para você pode comprar o que deseja. As lojas e mercados que se preocuparam em informar criar um pequeno site institucional provavelmente irão aparecer na lista de buscas que você realizou.

Agora coloque seu negocio nesse trajeto e um possível cliente que você possa estar perdendo devido a isso.

Tenho um caso de uma antiga empresa que trabalhei, onde atendemos uma floricultura de um bairro muito popular e até tinha uma localização em uma rua de movimentada porém a estrutura do imóvel não ajudava deixa a faixada meia escondida e por ser uma rua em curva que passava de carro não tinha tempo de reconhecer totalmente no que se tratava o comercio.

A cliente que atendemos se deu conta quando um cliente veio até ela explicou exatamente a situação que comentei a cima. Ele havia procurado no google floricultura naquele bairro e todas estavam muito distante no que ele estava e acabava de estacionar em posto um pouco mais adiante da esquina em que a  loja dela ficava. Ao perguntar se o frentista tinha conhecimento de uma floricultura foi indicado para o comercio dela.

Pois bem temos as seguintes situações nesse caso, o local em que ela estava não era muito vantajoso para um reconhecimento rápido para quem dirigia, ela não possuía uma presença digital que a ajudasse a ser localizada e o prédio que estava tinha outro comercio maiores que a cobriam dificultando ainda mais sua identificação.

Solução que um site proporciona

Ao montarmos o site para a floricultura dela, o movimento dela nos primeiros meses aumentaram cerca de 20%. Algo que nem ela mesma esperava e de quebra começou a aparecer novos pedidos por telefone que antes já haviam devido a anúncios que colocava no jornal de bairro, mas  aumentaram devido as buscas que realizavam pela internet.

Algo simples uma atitude que ela tomou porque um cliente informou da dificuldade que ela já tinha ciência porém não tinha entendido que a solução estava mais simples no que ela esperava.

Um site proporciona a pequenas empresas alcances locais que nem imaginam, pelo simples fato de inserir as informações lá com endereço, telefone, horário de atendimento e até mesmo detalhes de produtos ou serviços que prestam.

A internet é uma ferramenta formidável que ligam pessoas a resolução de seus objetivos e necessidades.

Realizando mais algumas técnicas, esse alcance pode ser mais rápido que imaginam.

Mas as Mídias Sociais á não ajudam?

De certa forma, porém os dados no Facebook, por exemplo, dificilmente aparecem para esses tipos de buscas por localidade como foi o exemplo do caso que comentei.

Outra desvantagem de só possuir a rede social é o fato de os dados não ficaram tão organizados quando o cliente acessa e quer conhecer seu serviço ou produto. As vezes ele apenas visualiza uma parte de seu negocio por essas redes e não de forma completa como deveria.

Vamos voltar no caso na floricultura, ela não só trabalha com a buque de flores, vasos e afins. Mas tinha a opção de cesta de cafe de manhã, algo que ajudou muito foi o site. Os pedidos por telefone aumentaram para esse segmento dela após da criação do site.

Os canais sociais precisam trabalhar em conjunto com o site, um completa o outro para obtenção de ganho de seu negocio. Quanto mais presença digital que você oferecer ao seu publico mais sue negocio será encontrado. Porém precisa saber em qual canal que seu publico está, mas isso comento em outro artigo.

 

Está ainda em dúvida sobre se vale a penas fazer um site ou não para seu negocio, conversa com gente podemos te dar um empurrãozinho para tomar a melhor decisão.

Tire suas Dúvidas

Vivamus elementum tortor vel aliquam congue. Cras ultrices suscipit diam, vitae feugiat risus vulputate vitae. Donec sed risus quis dolor laoreet bibendum.

https://www.siteground.com/tutorials/wordpress/show-author.htm