A Importância De Sites Mobile Para Empresas E Site Pessoais

Por
17 de agosto de 2017

Não é segredo que hoje estamos vivendo uma reforma no jeito em que usamos a internet. Ao menos a 5 ou 6 anos atrás para você acessar alguma informação na internet, por mais simples que fosse, teria que ter acesso a um computador ou um laptop.

Porém, hoje  temos o acesso a internet literalmente na palma de nossas mãos. Com um simples Smartphone podemos acessar sites, pagar contas e monitorar nossas redes sociais.

Fica claro que hoje estamos conectados maior parte do tempo e a busca de informação se tornou mais simples e rápida com serviços de buscadores e outras ferramentas que nos auxiliam encontrar determinada informação pelo celular.

Mas não adianta possuir um site se ele não se adapta aos diversos tipos de tela dos smartfones, em casos de sites que utilizam flash, não chegam nem a abrir nesses aparelhos.

Imagine você mesmo, buscando uma informação pelo seu celular as 11:30 da noite confortável em sua cama coberto em uma noite de frio e encontra um site do google com a informação que você precisa e daí o site não abre.

Chegar a ser decepcionante, você ficará frustado e te garanto que sua primeira atitude não será levantar da cama para para sentar na frente do pc ou mesmo pegar o ligar o notebook. Simplesmente você irá voltar ao google e ir ao próximo site que mostra na lista, não é?

E essa mesma atitude que o visitante de seu site pode fazer, por motivos como seu site não se adaptar a tela do Smartphone dele ou ate mesmo ter alguma informação que seria vital para o site mas está em flash.

A Diferença De Site Que Abre Em Aparelho Mobile E Site Otimizados Para Site Mobile.

Estou na área de web há 10 anos, desde de 2013 prá cá quando se iniciou a expansão nos aparelhos mobile na internet já ouvi muito a frase “Mas meu site abre em Smartphone !”.

Concordo que qualquer site pode abrir em um aparelho mobile mas, existe uma diferença digamos que até grande entre o site abrir e ser otimizado para mobile. Digamos você abra um site convencional em um smartphone você tem que dar o zoom para ler o que está escrito porque as letras estão muito pequenas ou nos casos menos piores, você fica jogando o site de um lado para o outro para terminar sua leitura.

Um site otimizado para mobile, se adapta perfeitamente a tela do aparelho sendo somente necessário que o visitante apenas tenha o trabalho de rolar o site e clicar nos links que lhe interessa. Sem ter necessidade de dar zoom ou mover o texto para o lado esquerdo e direito para realizar sua leitura.

Outra coisa que também preciso chamar atenção é a velocidade e tamanho dos arquivos de site convencionais para site otimizados para mobile. Hoje, sem não todos uma grande maioria usa sinal de operadoras como 3g e 4g. Pois bem, é de se perceber que a velocidade dependendo no local em que se encontra é péssima, agora vamos ao x das questão.

Um site que está preparando para atender desktop já precisam ter uma velocidade razoável para não ter penalização em buscas e desistências por parte do visitante imagine um site que irá ser destinado a aparelhos móveis. Sim, o site precisa ser mais leve e rápido no que é para desktop, na verdade o ideal é que seja leve e rápido para ambos. Por isso, quando nos aqui na Pixel Plus desenvolvemos um site deixamos realizamos teste de velocidade principalmente para aparelhos mobile.

Mas Por Quê Sites Mobile São Importante Tanto Para Empresas Como Site Pessoais ?

Se fomos analisar no quesito de empresas é muito mais lucrativo ter um site que seja otimizado para as plataformas mobile e desktop até mesmo porque é negócio. Mas tive uma discussão esses dias com um conhecido que adquiriu um tema responsivo e seu site oferece dicas para adestrar cães e comportamentos. Ele levantou por que um site otimizado seria bom para ele.

Bem, como no começo do artigo,  dei o exemplo de  quando você está na cama, geralmente utiliza o celular para procurar algo na internet e se informa melhro sobre determinado produto, em vez em quando você até pode comprar pelo celular mas na maior parte da vezes está apenas em busca de informação. Um site que possua dicas de cães ou até de cosméticos se torna uma grande fonte de informação tomadas de decisões.  No caso dele, o site possui um artigo de porque os cachorros roem coisas depois de adultos, nesse momento quando ele comenta de quais produtos e técnicas que ele usa ajuda a pessoa tomar duas decisões.

Ou chama-lo para adestrar o cão dela ou comprar os produtos que ele comentou nesse artigo.

Se você tem um site, seja ele institucional ou não a primeira coisa que você quer é visita, não adianta ter um site se o mesmo não tem acesso. Seja ela de desktop ou smartphones, você quer trafego e se esse trafego te gerar algum tipo de lucro melhor ainda.

Lembre-se, um site para ser conhecido ou para a empresa ter lucro precisa de pessoas que o visite e se interesse por ele, e claro, o primeiro passo e agradar gregos e troianos. Ou seja, que possa ser acessível em todas plataformas e navegadores possíveis para que seu visitantes se sinta acolhido e não tenha um má experiencia nesse primeiro contato.

O google mesmo oferece uma ferramenta chamada pagespeed, para ajuda desenvolvedores atenderem algumas regras que eles acham importantes recomendo fortemente que conheça a ferramenta.

https://developers.google.com/speed/pagespeed/

Ela pode ser muito útil para identificar algumas coisa que pode estar atrapalhando no carregamento e na conversão de seu site.

Site Responsivo Ou Versão Mobile ?

Sou muito suspeito para responder essa pergunta, mas vou tentar deixa-la mas clara possível.

Vamos iniciar pela versão mobile, que é a que menos aconselho. Quando se utiliza uma versão mobile do site, alguns cuidados precisam ser redobrados entre eles:

Não que um site que possua uma sua versão mobile seja ruim, mas dá mais trabalho e manutenção. Que no caso de um site responsivo não dá.

MAS O QUE É UM SITE RESPONSIVO?

É um site que  que se adapta em qualquer tamanho de tela, mantendo o mesmo conteúdo para todas elas. Independente do visitante vir por desktop ou mobile. Uns dos pontos positivos de sites responsivos e sua usabilidade. Um visitante que inicialmente visitou o site por desktop sentira pouca diferença de visitar o site através de um  aparelho mobile, pois como comentei, o site se adapta para o tamanho da tela do visitante mantendo as mesmas informações.

Então por esse motivo recomendo o uso de sites responsivo.

Check List Para Ter Um Site Top:

Seguindo esses quatros passos, é garantido que seu site seja bem aceito pelos visitantes.

Tire suas Dúvidas

Vivamus elementum tortor vel aliquam congue. Cras ultrices suscipit diam, vitae feugiat risus vulputate vitae. Donec sed risus quis dolor laoreet bibendum.

https://www.siteground.com/tutorials/wordpress/show-author.htm